Em 12 de março de 1957, o Estabelecimento começou a funcionar com a denominação de “Ginásio Senhor do Bom Fim”, autorizado pela Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura, tendo como mantenedora a Fundação Graciema Alves.
Em 02 de janeiro de 1971, ao ser instituído o Curso Comercial, o Estabelecimento passou a chamar-se “Colégio Comercial Senhor do Bom Fim”. Em 21 de maio de 1971, a Inspetoria Regional do Ensino Comercial do Ministério da Educação e Cultura aprovou a mudança do nome que passou a se chamar “Colégio Comercial Professor Servelino Ribeiro”.
Em face da Lei Federal nº 5692 de 11 de agosto de 1971 passou a integrar o sistema Estadual de Ensino, tendo sido reconhecido pela resolução nº 597 de 16 de abril de 1974, publicada no Jornal “Minas Gerais” de 18 de abril de 1974.
De acordo com a Lei 5692/71, pela portaria 067/81, publicada no Jornal “Minas Gerais” do dia 18 de fevereiro de 1981, fica reconhecido no Sistema Estadual de Ensino o 1º Grau (5ª a 8ª Séries) e o 2º Grau com habilitação de Técnico em Contabilidade, sendo aprovada também a mudança de nome e o Estabelecimento passou a chamar-se “Colégio Professor Servelino Ribeiro”.
Pela portaria nº752/91, resolução nº 342 de 12 de setembro de 1986 foi reconhecido o Ensino Médio comum geral.
Em 2003, foi autorizado para funcionamento a “Sociedade Educativa de Bocaiúva”, com as séries iniciais do Ensino Fundamental, cuja mantenedora é a “Sociedade Educacional de Bocaiúva”, Parecer nº 941/2003, aprovado em 16 de dezembro de 2003, processo nº 32.327. Pela Portaria nº 376 de 28/03/09, o Colégio Prof. Servelino Ribeiro passa a ter como mantenedora, a Sociedade Educacional de Bocaiúva – SEBOC e não mais a Fundação Graciema Alves.
Os dois Estabelecimentos de Ensino passaram a funcionar no mesmo prédio.
Passando os dois Estabelecimentos de Ensino a ter a mesma mantenedora e a funcionar no mesmo prédio, a Sociedade Educacional de Bocaiúva – SEBOC (entidade mantenedora) decidiu pela extinção da Sociedade Educativa de Bocaiúva (1º ao 5º ano), criando este nível de Ensino no Colégio Professor Servelino Ribeiro, para que possa funcionar como um só Colégio de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio Regular, a partir de 2010.
Em 2011, o Colégio iniciou a modalidade de Educação Infantil (0 a 5 anos) atendendo a demanda da comunidade.
O referido Colégio atende a uma clientela composta, em sua maioria, de alunos de nível econômico médio, oriundos da área central da cidade e de outras cidades da região.
Conta com uma equipe de profissionais competentes e atualizados, habilitados a nível superior e Pós-graduados em sua grande maioria.
Amália Regina de Oliveira
Ciências
Ana Lúcia Cesário
História
Bruno Amorim Silva
Geografia
Marcelo Brant Carneiro Nunes
Ciências
Amanda C. Oliveira Nascimento
Redação
Ivânia Maria Aparecida Ribeiro Alves
Geografia
Joyce Caroline Vieira Durães
Português
Jucilene de Lourdes Vieira
Português
Luisa Cristina e S. P. B. Ferreira
História
Marielena Milagres Librelon de Souza
Inglês e Literatura
Polinne Rachel Brandão
Matemática
Rômulo Pinheiro de Carvalho
Geografia
Amanda C. Oliveira Nascimento
Redação
Ivânia Maria Aparecida Ribeiro Alves
Geografia
Joyce Caroline Vieira Durães
Português
Jucilene de Lourdes Vieira
Português
Janiny Jorge D. Oliveira
Professora 3º ano
Maria de Fatima Assis (Fatinha)
Professa 2º ano
Maria Elza Siqueira M. Alves
Professora 5º ano
Silvânia Assunção dos Santos
Professora 4º ano
André Dias
Língua Portuguesa
Andressa Biondi Soares
1º ano – Geografia
Marcelo Brant Carneiro Nunes
Biologia
Rômulo Carvalho
Geografia 2º e 3º ano
É o que queremos, e é para isso que desenvolvemos toda a nossa prática pedagógica. E, é para isso, que tornamos nossas salas de aula em espaços de aprendizagem do humano. É a aprendizagem levada às conseqüências últimas.
Daí envolvermos nossas crianças e jovens em campanhas e trabalhos solidários dentro da Ética e Empreendedorismo.
Sonho coletivo juntando-se a sonho coletivo: Rede POSITVO. Sonho compartilhado.
Parceria que nos garante: formação continuada de todos os profissionais, material didático de qualidade e uma assistência permanente. Não só: avaliar a escola, verificar se o seu desempenho condiz com os padrões da própria Rede POSITIVO e compará-lo com os modelos e experiências já existentes.
Tudo isso faz a nossa felicidade e a felicidade do nosso patrimônio maior: uma comunidade que crê na escola e a apóia numa relação de confiança mútua, numa relação de cooperação para melhor educar nossas crianças e jovens. Ou melhor: levá-los de um lugar a outro.